Introdução
Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de físico-química e tem como objectivo saber o quanto é perigoso para a humanidade a radiação de um vulgar monitor de computador.
Espero que gostem e tirem proveito deste.
Problemas da exposição prolongada em frente do monitor:
A radiação emitida pelo monitor não chega principalmente pela tela, como muitas pessoas acreditam.
O perigo está nas partes laterais e de trás do monitor.
O vidro da tela barra quase toda a radiação. O monitor também emite uma certa quantidade de microondas e raio-x, mas em nível muito baixo para afectar o usuário. A radiação perigosa para o usuário é a electromagnética de baixa frequência.
Alguns pesquisadores acreditam que a radiação electromagnética, associada à alta tensão eléctrica dos raios catódicos existentes dentro do monitor, podem afectar as células do ser humano e não apenas os olhos.
Uma das soluções para diminuir essa radiação é colocar uma blindagem electromagnética na parte de trás do monitor, onde fica o tubo catódico. No caso, seria uma espécie de rede com furinhos feita de cobre ou alumínio, conectada a um fio terra para levar a radiação para longe do usuário.
Outra saída, nem sempre ao alcance de todos, é usar um Portátil (Laptop). Os micros portáteis não utilizam o tubo de raio catódico para gerar imagens na tela, o que faz com que tenham uma baixa magnetização.
Alguns monitores para desktops também não utilizam tubos de raios catódicos, mas esses são vendidos apenas na Europa.
Cansaço Visual:
Monitores são compostos por pixéis (minúsculos pontos), nos quais o olho não consegue focar. O usuário de computador tem que “focar e refocar” para manter as imagens bem definidas. Isto resulta em tensão dos músculos do olho. Adicionalmente, depois do uso prolongado do computador, é diminuída a frequência de piscar, que causa olhos secos e doloridos. Como resultado, a habilidade para focar diminui e podem ocorrer dores de cabeça e no pescoço.
Algumas medidas para evitar o cansaço visual:
• Mantenha a distância de 50 cm do monitor. (A parte de trás deve estar a um metro do seu corpo);
• Posicione as luzes do ambiente de modo a evitar reflexos na tela. Use tela auto-reflexiva se necessário;
• Faça esforço para piscar frequentemente com o objectivo de lubrificar os olhos;
• Não esfregue os olhos com os dedos sujos;
• A cada 15 minutos desvie os olhos do micro e olhe longe para relaxar a acomodação dos olhos;
• Dê um intervalo de 10 minutos, a cada hora trabalhada em frente ao monitor;
• Dê preferência às lentes anti-reflexo;
• Dê preferência a modos de exibição com resoluções maiores (1280×1024 )
• Prefira trabalhar em telas com fundo branco e caracteres pretos, para que o olho não receba tanta luminosidade;
• Evite usar o computador em salas escuras. A máquina será fonte de luz intensa contra os olhos, o que irrita e causa o cansaço visual;
• Quando chegar em casa, faça uma compressa com água fria com lenço, gaze ou algodão durante cinco a 10 minutos. Os fenómenos eléctricos, reacções fotoquímicas da visão, esquentam os olhos e apesar deles terem mecanismos próprios para dispersão do calor, colocar uma compressa faz bem.
Conclusão
Tive bastante dificuldade na elaboração do trabalho pois achei um tema difícil de pesquisa. Fiquei muito mais culto no tema e um facto é que, não usarei o ecrã tão perto dos olhos para evitar problemas de Saúde.
Obrigado [!]